Em um só dia podemos experimentar diversas emoções: raiva, tristeza, alegria, irritação, nojo…não é a toa que usamos a expressão “meu dia foi uma loucura” para expressar um dia em que vivenciamos essa montanha-russa emocional.
É comum que não tenhamos apreço pelos sentimentos negativos, e de fato, uma das falas mais comuns no meu consultório é “Eu quero ser feliz”. E será que é possível viver apenas com as emoções “agradáveis”?
VOCÊ NASCEU COM EMOÇÕES BÁSICAS
De acordo com estudos nas áreas do neurodesenvolvimento, todo ser humano nasce com as emoções básicas: raiva, alegria, tristeza e medo. Cada uma destas emoções possui funções específicas para sobrevivência da espécie.
Isso te lembra alguma coisa?
A Animação “Divertidamente” foi desenvolvido a partir das observações que Peter Docter fez das mudanças de personalidade que ocorreram com sua filha adolescente. Os produtores do filme consultaram inúmeros psicólogos, incluindo Dacher Keltner, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que ajudou a revisar a história, enfatizando os aspectos neuropsicológicos que as emoções humanas são espelhadas, na diplomacia, na dinâmica interpessoal e podem ser significavelmente moderadas por eles.
Você já parou para pensar sobre a função que cada emoções tem na sua vida? Vamos usar de exemplo as 5 emoções bases do filme: Raiva, Alegria, Medo, Tristeza e Nojo.
A raiva é a emoção responsável por comportamentos de defesa e ações de mudança.
O medo é a emoção responsável pela cautela e precaução.
A tristeza é a emoção responsável por causar comoção, arrependimento e reflexão acerca dos comportamentos.
A alegria é uma emoção reguladora responsável pela sensação de bem estar, socialização, busca para procriar, entre outros comportamentos de desenvolvimento.
COMPREENDENDO AS EMOÇÕES
É impossível evitar as emoções desagradáveis. É justamente por isso que a compreensão das emoções e sentimentos pode te fazer uma pessoa mais desenvolvida para lidar com situações adversas.
Somos capazes de reconhecer expressões faciais e nomear emoções desde muito pequenos, e é através do aprendizado constante desse aspecto, que aprendemos a resolver problemas, aprofundar relacionamentos, identificar problemas no trabalho, lidar com problemas familiares, entre outras situações.
COMPREENSÃO EMOCIONAL AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA
O pensamento e as emoções sempre estão atrelados no funcionamento do nosso cérebro.
O que isso significa?
Que a nossa inteligência é afetada pelo desenvolvimento do nosso raciocínio, que é a habilidade de articular pensamentos e informações externas.
Se pensamentos e emoções são conectados, isso significa que quanto maior for nosso desenvolvimento emocional, maior ampliação da compreensão referente aos estímulos externos teremos.
Não tem jeito!
As suas emoções são parte fundamental de quem você é! Por isso, é importante cuida da sua saúde emocional, prezando pelo equilíbrio e cuidado consigo mesma e com tudo aquilo que você permite que faça parte da sua vida!