Abordagem

O QUE É COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

O termo cognitivo se refere aos processos referentes ao desenvolvimento da linguagem, pensamento, memória, raciocínio, e afeta diretamente a percepção das emoções e comportamento humano. É a partir do funcionamento cognitivo que o ser humano desenvolve suas capacidade intelectuais e emocionais.

É também através da cognição humana que ocorrem os processos de aprendizagem e elaboração do conhecimento. Assim, o funcionamento cognitivo interfere diretamente sobre como cada pessoa se comporta, aprende, recebe informações, elabora decisões e e compreende as informações ao seu redor.

Podemos entender que o processo cognitivo é responsável pela regulação emocional, controle de impulsos e tomada de decisões.

Considerando tantos aspectos fundamentais para o desenvolvimento humano, e com o desenvolvimento da psicologia, a terapia cognitivo comportamental aparece com o objetivo de tratar transtornos psicológicos através da reestruturação cognitiva.

A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem de psicoterapia, que visa trabalhar a relação entre a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos ao longo da sua vida e como aquilo afeta suas emoções e comportamento.

É uma abordagem que busca compreender de forma individualizada como cada pessoa experiência as situações em sua vida, e identificar como essa experiência afetou seu humor e comportamento.

O objetivo da terapia cognitivo-comportamental é identificar padrões de comportamento, pensamentos, crenças cognitivas e hábitos que se concentram na origem dos problemas. A partir desta avaliação e identificação, serão escolhidas técnicas específicas e que sejam pertinentes a cada indivíduo. Essa abordagem é utilizada para tratar diversos quadros psicológicos de maneira objetiva, prática, eficiente e clara.

Por focar na cognição humana, e em todos os processos emocionais e comportamentais envolvidos, a TCC se destina tanto ao tratamento e auxilio em questões cotidianas (como problemas de relacionamento, luto, desenvolvimento pessoal, escolhas profissional, desenvolvimento de comunicação eficiente), quanto para o tratamento de diferentes transtornos psicológicos como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, fobias, entre outros.

O PSICÓLOGO COM ABORDAGEM
COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

As sessões psicológicas com abordagem da terapia cognitiva-comportamental, tem um caráter bastante abrangente e dinâmico. Elas podem variar de duração, dependendo da queixa, e objetivam a reestruturação cognitiva e emocional para alta.

O foco é justamente este: reestruturar os padrões de pensamento desadaptativos, eliminando distorções cognitivas e possibilitando a melhora dos sintomas e comportamentos.

O psicólogo com abordagem cognitivo comportamental participa ativamente da sessão juntamente com o paciente, e tem uma postura empática. Através de questionamentos e proposição de tarefas e atividades, os padrões de pensamento são evidenciados e trabalhados para chegar ao um equilíbrio e funcionamento saudáveis.

Não existe um número “ideal” de sessões para a terapia cognitiva, visto que a vida continua acontecendo e interferindo na vida do paciente enquanto ele está em tratamento. Dessa forma, o psicólogo cognitivo comportamental busca intervir não somente na busca pelo diagnóstico, mas também no que acontece no tempo presente na vida de cada indivíduo.

Ainda que tenha um viés objetivo e específico, o psicólogo cognitivo comportamental trabalha de forma aprofundada questões centrais da vida do paciente, através da investigação minuciosa de temas que sejam pertinentes para a queixa em questão.

Para que esse aprofundamento ocorra, é importante um vínculo terapêutico de qualidade entre paciente e psicoterapeuta, pois as questões tratadas devem ser faladas de maneira natural e livre de medos ou julgamentos.