COMO FUNCIONA A TERAPIA ONLINE

Faça sua sessão de onde estiver!

Faça sua sessão de terapia de casa, do trabalho, do carro ou de onde mais você desejar.

Sim! É possível, desde que você possa manter a sua privacidade e individualidade, e possua uma conexão estável.

Atualmente, é a maneira mais procurada de atendimento por possibilitar que qualquer pessoa se conecte com o profissional que desejar, independentemente da localidade. Existe uma normatização para o Atendimento Psicológico Online, que é regulamentado pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia:

Resolução CFP n° 011/2018 e Resolução CFP nº 004/2020.

FAQ

Existem diversas abordagens psicológicas.

A Terapia Cognitivo-Comportamental se baseia na análise do comportamento, pensamentos e sentimentos do paciente.

Se trata de uma abordagem estruturada, cujo objetivo é identificar padrões de comportamentos, pensamentos, crenças ou hábitos que estão no centro dos problemas evidenciados.

A partir da avaliação são estabelecidos objetivos terapêuticos e estratégias para alterar esses padrões de forma funcional e equilibrada.

Psiquiatra é o médico, graduado em Medicina, especialista em Psiquiatria. Ele pode receitar medicamentos e é apto para tratar diversos transtornos mentais. Seu foco está no âmbito orgânico, ou seja, nos sintomas decorrentes de transtornos ou sofrimento emocional. A partir disso, ele pode ou não indicar o tratamento farmacológico.

Psicólogo é o profissional formado (graduação) em Psicologia e que trata transtornos mentais ou problemas de ordem emocional e comportamental. Ele não é habilitado a receitar medicamentos, mas está apto para avaliar, diagnosticar e tratar transtornos mentais.

Qualquer profissional pode realizar “terapia”, dependendo de sua especialização e formação, e assim temos o fisioterapeuta, por exemplo.

Psicoterapia é um termo não privativo do Psicólogo e, portanto, pode ser utilizado por qualquer profissional, inclusive coaches, mentores, etc. Por isso, alguém se denominar “psicoterapeuta” não significa que seja Psicólogo e que use as técnicas adequadas ou instrumentos privativos do psicólogo.

O Psicólogo é o profissional que trata transtornos mentais, desequilíbrios e que reorienta o comportamento e crenças emocionais para um melhor padrão funcional.

Sendo assim, você deve procurar um psicólogo ao perceber sinais de desequilíbrio emocional e comportamental, como excesso de ansiedade, dificuldade para dormir, problemas de autocontrole, mau gerenciamento da raiva, estresse, vícios, dificuldade de concentração, entre outros, que podem indicar algum quadro (ou início) específico.

Mas também pode procurar quando perceber que existem questões na sua vida que precisam de ajustes, como comportamentos de procrastinação, problemas para lidar com conflitos, dificuldades de relacionamento, baixa autoestima, excesso de autocobrança, dificuldade para flexibilizar pensamentos, entre outros.

Existem diversos cursos de formação de coaches. Vale lembrar que este não pode

formular e fornecer diagnósticos psicológicos/psiquiátricos. Sua atuação não possui caráter clínico, não tratando sintomas ou traumas psicológicos, mas de incentivo, apoio e objetiva o alcance profissional de seu cliente dentro de um número pré-estabelecido de sessões de coaching (geralmente até 10 sessões).

O Psicólogo, por outro lado, tem capacitação técnica para desenvolver autoconhecimento, autogestão emocional, trabalha queixas associadas a conflitos internos, e trata diversas queixas como transtornos depressivos, transtornos ansiosos ou transtorno bipolar, por exemplo.

É o profissional que tem conhecimento para utilizar técnicas específicas para avaliar e manejar cognição e comportamento, de modo a promover mudanças em níveis e áreas diferentes.